segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

A vida depois do Big Chop

     Passar pela transição é um processo meio difícil para a maioria das pessoas que tomam esta decisão. Quando vencemos essa etapa, o próximo passo será passar pelo big chop ( grande corte). O big chop é o momento onde fazemos um corte para retirar toda parte com química do nosso cabelo. Este corte pode ser feito em qualquer momento da transição. Há quem decida partir do zero e raspar toda a cabeça, há quem espere alguns meses e outros alguns anos, isso não importa. No meu caso esperei 5 meses e quando meu cabelo natural estava com cerca de 4 cm decidi que era hora de cortar. Cortei em casa mesmo.
Antes de tomar essa decisão pesquisei bastante em relação a isso e já sabia que a definição dos cachos não viria tão rapidamente. Diante disso quero pontuar algumas verdades sobre o período pós big chop! Creio que falar a verdade e ser realista evita frustrações desnecessárias.

1. Seus cachos não ficarão definidos nas primeiras semanas;
2. Talvez ainda existam alguns fios lisos e arrepiados em sua cabeça;
3. Será necessário uma rotina de cuidados incluindo hidratação, nutrição, reconstrução e umectação;
4. O cabelo tem mudanças perceptíveis durante os primeiros 6 meses ( pra melhor tá);
5. Recomendo um segundo corte algum tempo depois, talvez entre o quarto e o sexto mês pós big chop, para retirar pontas ressecadas que aparecem com o scab hair.

Bom, quero falar ainda que não me estresso com crescimento de cabelo, é melhor relaxar, gosto de deixá - lo crescer naturalmente, não uso a famosa receitinha de shampoo bomba que circula aí na Internet pelo simples fato de conter produto não testado em humanos e por conhecer relatos nada agradáveis de quem já fez uso. Creio que a melhor dica que posso dar é paciência  (para esperar o cabelo crescer e aturar as piadinhas) e amor . Ame-se de qualquer forma, porque sem amor próprio você poderia ser a Beyoncé Knowles e ainda assim seria infeliz. Seja sempre a melhor versão de você mesmo em todas as fases!
Beijos e até a próxima!